Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Branqueador da roupa: uma medida sustentável

A indústria têxtil é uma das mais poluentes, desde a produção, fabrico, transporte, assim como na lavagem e no tempo de vida curto de algumas peças. Esta indústria é responsável por 10% das emissões de CO2 a nível global o que, segundo o Público, "(...) representa mais emissões do que todos os voos internacionais e viagens de transporte marítimo juntos.". 

Para além disto, de acordo com o Diário de Notícias, estima-se que os portugueses deitem fora 200 mil toneladas de roupa por ano.

Perante esta poluição e descarte torna-se essencial sermos cada vez mais sustentáveis na lavagem da roupa e no prolongamento do tempo de uso de cada peça. Mas como podemos fazer isto? Sabe tudo aqui.

Protege a tua roupa com o branqueador da roupa sustentável

A utilização de detergentes amigos do ambiente é imprescindível para reduzirmos a pegada ecológica no tempo de vida de uma peça de roupa. Ainda mais se pensarmos que muitos dos produtos naturais que usamos podem ajudar a restaurar a nossa roupa, prolongando, assim, o seu tempo médio de vida útil.

Os branqueadores naturais à base de percarbonato que ajudam a restituir o aspecto original de muitos tecidos e remove diversos tipos de nódoas. Ao contrário de outros branqueadores da roupa mais comerciais à base de lixívia, que desgastam as fibras dos tecidos, ou branqueadores ópticos que apenas dão a sensação limpeza e brancura aos nossos olhos.

O percarbonato de sódio, além de cuidar das fibras, remove manchas e dá um branqueamento natural (um verdadeiro 3 em 1!), porque ao entrar em contacto com água aquecida (muito importante o uso de temperaturas da água superiores a 30ºC), liberta oxigénio e dissolve de maneira rápida uma vasta gama de manchas (café, vinho, frutas, suor, sangue, batom, etc).

Branqueador ecológico EcoX: como e onde usar?

Para teres todos estes efeitos na tua roupa, a EcoX lança mais um produto para Cuidar da Roupa e ser um complemento ao seu Detergente da Roupa. Fica a conhecer alguma dicas de onde e como usar este branqueador da roupa.

Onde Usar?

  • Totalmente seguro para roupas coloridas: não "agride" nem desbota os tecidos;
  • Para eliminar nódoas persistentes e difíceis: nestes casos aconselha-se deixar de molho antes da lavagem;
  • Verifica sempre as indicações da etiqueta da roupa para verificares se permite fazer branqueamento;
  • ATENÇÃO: Não misturar o branqueador da roupa com produtos clorados (lixívia/hipoclorito de sódio).

Como usar?

É importante que NUNCA coloques o branqueador da roupa diretamente sobre a roupa molhada. Utilize sempre uma das seguintes técnicas:

  • Lavagem de roupa com sujidade normal: coloca 1 colher de sopa (15g) por cada 5kg de roupa no compartimento correspondente ao detergente ou no próprio tambor da máquina;
  • Lavagem de roupa muito suja: coloca 2 colheres de sopa (30g) por cada 5kg de roupa no compartimento correspondente ao detergente ou no próprio tambor da máquina;
  • Para molho: coloca cerca de 2 colheres de sopa (30g) em, aproximadamente, 4 litros de água morna (40ºC). Deixa as peças de molho até 2 horas e lava de seguida normalmente.

O meu bebé usa fraldas ecológicas. O branqueador da roupa é indicado?

branqueador da Roupa EcoX é adequado para fraldas de pano ecológicas pois é ideal para combater a impermeabilização das fraldas, manchas e maus cheiros.

Basta adicionar 3 colheres de sopa de Branqueador Roupa EcoX em 6 litros de água quente (entre 30 e 40 graus) e deixar de molho até esfriar. Lavar em seguida.

E desse lado? Já experimentaram o branqueador da roupa mais sustentável?