Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Obtém uma casa mais sustentável com o autoconsumo elétrico

Conseguir uma casa sustentável deve ser o objetivo de todas as famílias. Uma casa eficiente do ponto de vista energético, com capacidade de autoconsumo e cujas emissões para o exterior são significativamente reduzidas. Tudo isto e ainda a notável poupança na conta da eletricidade. Desistirias de conseguir isto?

É uma realidade que cada vez mais as pessoas estão a têm maior consciência ecológica nas suas casas, dando mais importância a temas como a reciclagem, ao uso de lâmpadas mais  eficientes, a instalação de melhores isolamentos, fechaduras e janelas. O próximo passo, engloba o compromisso com as energias renováveis, tanto em casas recém construídas ou da renovação de instalações existentes.

Ainda no que diz respeito à obtenção de uma casa sustentável, iremos um pouco mais além, e abordaremos outros motivos (mais poderosos) e que permitem apostar ainda mais na sustentabilidade da tua casa: o autoconsumo.

Em primeiro lugar, e felizmente para todos, a consciência energética está cada vez mais enraizada no nosso país. A grande maioria das pessoas já conhece a energia solar e sabe que é a melhor decisão possível poder poupar em todo o tipo de casas.

Não se trata apenas de dinheiro, embora seja verdade que com o autoconsumo é possível poupar imenso na conta de luz. Além disso, a amortização do investimento dos painéis solares é feita em pouco tempo. Não nos podemos esquecer que a vida útil destas instalações é à volta de 20-25 anos, enquanto o retorno do investimento não ultrapassa os seis.

Outro ponto importante para decidir se os painéis solares compensam, é que estes atuam em qualquer parte do mundo, mesmo em temperaturas baixas, com nuvens ou chuva. Sabias disto? É claro que com sol é possível tirar melhor partido dos painéis solares, mas funcionam igualmente com outras condições atmosféricas, sem incidência solar direta.

Além disso, como já deves saber, na produção de energia não há emissão de CO2 ou de gases poluentes. Se estás preocupado com o meio ambiente, não podes hesitar em apostar nesta alternativa.

Não esperes mais para instalar o autoconsumo fotovoltaico na tua casa

São vários os fatores que devem ser levados em consideração para que optes pelo autoconsumo fotovoltaico no teu lar, condomínios ou empresas:

  • Juntar-se à energia solar, como já foi dito, significa reduzir custos. A tua conta de luz passará a ser mais baixa. Embora seja verdade que este tipo de montagem envolve um investimento da tua parte, também é verdade que este tipo de instalação normalmente é pago em relativamente pouco tempo.
  • Menos impostos. Em vários países é o próprio Governo que apela à instalação de painéis solares, oferecendo apoios a quem tome a iniciativa. Muitas vezes esses apoios passam pela redução de impostos. Por isso informa-te! 
  • Aumenta o valor da tua casa ou empresa. Atualmente, casas ou edifícios que possuem sistemas fotovoltaicos de autoconsumo são mais valorizados do que aqueles que possuem sistemas tradicionais de energia elétrica. Portanto, se pensas vender a tua casa e esta possui painéis solares de autoconsumo, não hesites em aumentar o preço de venda, pois vale a pena.
  • Um lar autossuficiente. O autoconsumo fotovoltaico é capaz de dar à tua casa uma autossuficiência que nenhum outro método oferece. Com estes sistemas vai gerar a energia de que precisa para o teu dia a dia com um custo menor e sem interrupções no fornecimento.
  • Reduz a poluição e o consumo de recursos não renováveis, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
  • Menor dependência da rede elétrica comum, e obténs eletricidade mais barata, sem ter necessidade de fazeres contratos de luz, nem mudares de empresas de luz constantemente. Podes ainda vender o excedente de energia gerada.

Se já estás a pensar sobre o assunto, é importante que saibas que embora o investimento inicial possa ser um pouco alto, vais reduzir os gastos com a energia, proteger o ambiente, e ter menos preocupações com o serviço de energia no lar.

Os painéis solares ajudam a tua casa a ser mais sustentável e ecológica, já que passarás a ter um maior controlo sobre os consumos que serão feitos de uma forma mais racional.

 

Créditos: Gonçalo Santos, Selectra Portugal