Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 25€!*

Como a reciclagem de óleo caseira pode ajudar populações em países em vias de desenvolvimento?

O óleo de palma é o óleo vegetal mais usado em todo o mundo, já que as suas aplicações compreendem à produção de shampoos, detergentes, manteiga ou biodiesel. A sua produção é originária de África, contudo a sua importância económica enquanto matéria-prima exigiu a procura de novas fontes pelo Planeta, entre as quais a Indonésia e a Malásia, o que coloca em causa as florestas tropicais, a biodiversidade e as comunidades locais. Por exemplo, na Indonésia, a exportação de óleo de palma contabiliza 11% do seu mercado exportador, representando o principal meio de subsistência de parte da população.  

O foco e a missão da EcoXperience passa por desenvolver produtos que permitam a reciclagem destes óleos, de forma simples e eficaz. A nossa solução passa pela conversão destes óleos em produtos de limpeza necessários às tarefas diárias, reduzindo drasticamente o descarte inadequado pelas tubagens/meio ambiente e o orçamento mensal das famílias.

O ONG, Solid Waste Private Partnerships, reporta que em países em desenvolvimento existe uma economia informal gerada pela reciclagem de desperdícios e resíduos, apesar de não existirem políticas públicas que suportem este mercado. O vazio político nesta área é liderado pelas ONG que incitam a organização da sociedade da reciclagem através de microempresas, cooperativas e parcerias público-privadas. Acredita-se que esta intervenção pode gerar políticas ambientais mais eficientes e dessa forma diminuir a pobreza nestes países.

Adicionalmente, os waste pickers nos países em desenvolvimento representam 1% da população urbana: 15 milhões de pessoas que podem ser educadas a proteger o ambiente através de soluções simples, como os kits da EcoXperience.

A cadeia de valor que a EcoXperience advoga é simples: 1) a utilização abundante de óleo de palma nestas países para a confecção alimentar, 2) a solução simples e eficaz da EcoXperience e 3) a produção de produtos de limpeza (sabão líquido, shampoos e detergentes multiusos). A criação desta cadeia de valor exige a colaboração das ONG’s locais e a gestão política através de programas ambientais, de forma a aumentar a higiene das populações e diminuir as doenças infecciosas.