Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Como poupar em casa? Damos-te 7 ideias

Em outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança e, perante a situação pandémica que atravessamos, o gesto de poupar assume ainda mais importância. De acordo com a Pordata, a taxa de poupança das famílias era de 14,8% em 1995 e, em 2019, foi de 7,2%.

Gráfico da Pordata que mostra a taxa de poupança das famílias

Da água à eletricidade, passando pela alimentação, continuando pelo gás e por tantos outros gastos diários é possível diminuir os gastos com pequenos gestos que também são mais sustentáveis para o nosso planeta.

Mas como poupar em casa? Damos-te a conhecer algumas ideias que podes colocar em prática no fim de leres este artigo.

7 ideias para saberes como poupar em casa

Por vezes, gerir um orçamento familiar ou até mesmo individual não é uma tarefa simples. Se não sabes como poupar nos mais pequenos pormenores estás na página certa para descobrires.

E lembra-te: ao poupares ajudas não só a carteira, como também o ambiente.

Controla os teus rendimentos

Para teres uma noção do que gastas por dia ou por mês podes anotar todos os gastos que tens ao longo do tempo (por exemplo, podes anotar por categoria: casa, automóvel,…) para conseguires definir prioridades: separar as compras que são importantes das que são consideradas gastos desnecessários. Desta forma saberás quais as tuas despesas fixas, qual foi a tua poupança mensal nas variáveis e em que áreas ainda podes reduzir mais os custos.

Poupa na água

Sabes que durante um duche de 5 minutos com a torneira aberta podes gastar cerca de 60 litros? Este número é dado pela EPAL que dá algumas dicas para poupar água como é o caso de optar por duches rápidos fechando a torneira enquanto te ensaboas. Esta norma aplica-se à lavagem dos dentes também: enquanto escovas os dentes podes manter a torneira fechada.

Antes de tomares duche podes aproveitar a água fria para regares as plantas ou até mesmo para usar na descarga do autoclismo. Podes aproveitar ainda a água de lavar frutas e legumes para regar as plantas. Neste ponto, a água da chuva também ajuda na rega, na descarga de autoclismo e, ainda, para o ferro de passar a roupa.

Podes reduzir na eletricidade! Como?

Quantas são as vezes em que sais de uma divisão e esqueces-te de desligar a luz? Ou até mesmo deixas alguns aparelhos em standby? Por vezes isto acontece mas desligar as luzes nas divisões onde não estás e os aparelhos que não estás a utilizar naquele momento ajudam-te a poupar.

Quando precisares de comprar algum novo eletrodoméstico opta por aqueles de Classe A, o que significa que têm uma maior eficiência energética. Segundo o Jornal Oficial da União Europeia, “A etiquetagem energética permite aos clientes fazer escolhas informadas com base no consumo de energia dos produtos relacionados com a energia.”. Para além dos eletrodomésticos também podes optar por lâmpadas económicas.

Optar por janelas ou portas com bom isolamento também faz reduzir a necessidade de usar ventoinhas no verão e aquecedores no inverno. Os painéis fotovoltaicos também são uma opção para a poupança da eletricidade: de acordo com o Portal da Energia estes materiais geram “eletricidade de modo gratuito e limpo durante o dia, que fará com que cubra parte das suas necessidades energéticas dentro da casa. Ao ter esta fonte de eletricidade extra, os consumos durante o dia irão amortizar a necessidade de uso de energia da rede.”. Para além disto, é uma forma de produzir energia renovável.

Faz uma lista de refeições!

Podes fazer uma lista semanal de refeições para que consigas ter uma maior noção dos produtos que vais precisar para cozinhar. Anota também as quantidades necessárias de cada produto de acordo com o número de refeições que vais fazer (por exemplo: couve - 2 jantares).

Não te esqueças de verificar o que já tens em casa antes de ires às compras. Assim, quando fores a uma mercearia ou supermercado compras apenas o que realmente vais precisar (uma dica importante: comprar a granel), poupando dinheiro, tendo alimentos frescos na tua alimentação diária e evitando o desperdício alimentar.

PS: As promoções também ajudam nesta tarefa!

Podes levar refeições na tradicional marmita para o trabalho

O facto de levares as tuas próprias refeições para o trabalho faz com que evites ter de gastar dinheiro a ir a restaurantes ou pastelarias (claro que também é bom ir e ter momentos diferentes na nossa rotina) e ajuda-te a ter uma alimentação mais equilibrada. Se optares pela lista de refeições tens ainda uma maior noção do que vais comer durante a semana.

Evita as compras por impulso

As listas são uma boa opção para este tipo de situações pois são feitas de forma pensada, racional e lógica. Antes de ires ao supermercado ou ao cento comercial repara no que precisas mesmo de comprar e, no local, tenta evitar os impulsos ao perguntares a ti próprio “Preciso mesmo disto?”.

Define um montante mensal

Quanto dinheiro gostarias e consegues poupar por mês tendo em conta o teu rendimento? Se já pensaste num número, podes transferi-lo logo no início de cada mês para a tua conta poupança. Porquê? Porque assim consegues mais facilmente gerir as tuas contas com o dinheiro real que poderás gastar e não ficas a contar com o que queres poupar, porque este já está realmente poupado noutra conta.

E na limpeza?

Provavelmente já compraste vários panos para as limpezas, mas já pensaste que podes reutilizar roupa que já não esteja em bom estado e fazer pequenos panos para o mesmo efeito?

A Catarina Barreiros dá uma ajuda neste tema e revela “Lembro-me dos milhares de árvores que ajudo a poupar, dos milhares de litros de água que não foram gastos e na quantidade de roupa sem remédio que não foi ocupar espaço em aterro.”

Deves também aproveitar para lavar a roupa e a loiça apenas quando tiveres o suficiente para encheres as máquinas. No geral, deves priorizar a água fria para a limpezas, seja para roupa, seja para chão. Os detergentes ecológicos EcoX são os ideais para esta limpeza a frio e ainda são 100% biodegradáveis. Após a lavagem da roupa ou da loiça evita os programas de secagem: podes deixar secar ao ar livre.

As apps que te ajudam: como poupar mais?

Se não consegues ter uma agenda totalmente organizada e preferes ter algo digital que organize toda a informação de forma mais rápida damos-te algumas apps:

  • Money Lover
  • Boonzi
  • Toshl Finance
  • Mobills
  • Money Care
  • Moneyboard
  • Monefy
  • Situação fiscal 

 Já colocas alguma destas ideias em prática? Diz-nos quais!