Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Dicas para lavar a máquina da loiça

Todos concordamos que a máquina de lavar loiça é um eletrodoméstico bastante útil para ter nas nossas casas. Possibilita poupar-nos tempo para limparmos outras divisões da casa e, se optarmos pelo modo de lavagem Eco, permite-nos ainda poupar tanto na água como na luz.

Porém, muitas vezes perguntamo-nos porque é que a loiça quando lavada na máquina já não está tão limpa e brilhante como antes. Esse motivo pode ser alusivo tanto ao nível de sal bem como à falta de abrilhantador na tua máquina da loiça.

Qual a utilidade do sal?

Primeiramente é necessário referir que o sal utilizado nas máquinas não é o sal para condimentar a comida. Este sal é cloreto de sódio de grão natural que vai ajudar a amolecer a água, evitando a acumulação de calcário nos filtros das máquinas de lavar e o seu entupimento.

Assim, se achas que a tua loiça não está tão limpa como anteriormente, então é possível que necessites de colocar sal na tua máquina. O sal irá atuar de forma a evitar problemas de funcionamento e maus cheiros no interior da máquina da loiça.

A dureza da água afeta o ciclo de vida das nossas máquinas. Para prolongar o tempo de vida dos nossos eletrodomésticos é importante utilizar o sal pois este flui através da unidade anti calcária antes de ser drenado com a água residual e, assim remover acumulações de calcário que danificam as nossas máquinas da loiça.

Onde colocar o sal na tua máquina da loiça?

Por norma, em quase todas as máquinas de lavar a loiça encontras o depósito para o sal na parte inferior do eletrodoméstico.

Assim deves:

  • Retirar a prateleira inferior
  • Retirar a tampa que se encontra no fundo da máquina
  • Depositar o sal até o recipiente ficar cheio
  • Colocar a tampa e a prateleira nos sítios

A utilização de sal na máquina de lavar loiça irá ajudar na manutenção do eletrodoméstico e, deve ser reposto periodicamente.

Vinagre: o teu abrilhantador ecológico

Quando lavas a tua loiça e esta sai com manchas de água, baça e sem brilho não significa que ficou mal lavada. Muitas vezes deve-se à circulação de restos de alimentos que se acumularam em pratos, talheres ou copos no final de cada ciclo de lavagem.

De forma a colmatares este problema, sugerimos-te que utilizes um abrilhantador para a máquina, e dentro dos mais ecológicos, podes utilizar o vinagre. Sim, é verdade! Sabe o porquê aqui.

Função do Abrilhantador

  • O abrilhantador vai proteger a tua loiça, criando uma barreira protetora entre os restos de comida e da loiça;
  • Difunde as gotículas da lavagem, permitindo uma secagem mais rápida;

O Vinagre de limpeza ecológico

A alternativa tanto ao sal como ao abrilhantador é o nosso Vinagre de limpeza, pois não só vai tornar a tua loiça mais brilhante apenas com uma lavagem, como também vai prevenir o aparecimento de calcário nos canos e assim, prolongar a vida da tua máquina da loiça. Para além disso estarás a ajudar o ambiente com um produto biológico.

Como utilizar o Vinagre na máquina da loiça

O vinagre deve ser colocado no depósito próprio para o abrilhantador, normalmente ao lado do depósito do detergente. A dosagem deve ser reposta a cada lavagem para loiça sem manchas e com brilho, e a quantidade deve encher o depósito até à linha do máximo.

Para concluir uma lavagem ecológica da tua loiça, utiliza o nosso Detergente em pó para a máquina da loiça ajudando na remoção de gorduras da tua loiça suja.

O poder do sal e do abrilhantador é prevenir o aparecimento de calcário nos canos, dar mais brilho à tua loiça e ajudar a secá-la.

Poupa água e descomplica! A lavagem e a secagem da loiça são tarefas da máquina de lavar, tu apenas precisas de prolongar a vida da tua máquina seguindo estes passos e desfrutar de mais tempo para ti.