Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 25€!*

Estarei a usar a dose certa de detergente na roupa?

A lavagem de roupa é uma das tarefas domésticas que implica investimento de algum tempo e dinheiro. De forma a ajudar a poupar, decidimos dar algumas dicas e construir um excel para saberem a quantidade certa de detergente e amaciador EcoX a utilizar em cada lavagem.


A maioria dos detergentes e amaciadores indicam na sua embalagem o número de doses a que corresponde aquela quantidade. Mas já se questionaram o que isto significa? Será que um detergente que diz para 56 doses dá para 56 lavagens? Não, longe disso… 1 dose é a quantidade de detergente ou amaciador indicada para a lavagem de 4,5 Kg de roupa. Contudo, normalmente as máquinas de lavar roupa mais vendidas são de 7,8 e 9 kg, o que equivale à utilização  de 1,5 a 2 doses de detergente por lavagem. Logo um detergente de 56 doses para uma máquina de 8kg daria apenas para cerca de 30 lavagens.


Todas as máquinas de lavar roupa têm uma capacidade de roupa seca que pode ser colocada dentro. Para economizar água e electricidade, o ideal é utilizar o volume máximo da máquina. Contudo, se a máquina foi enchida demais, as roupas podem não ser bem lavadas e pode causar danos no eletrodoméstico. O ideal é colocar ~1kg a menos de roupa do que a capacidade máxima, pois as roupas pesam mais depois de molhadas e essa margem de segurança serve para evitar essa sobrecarga e um esforço extra do motor da máquina.


Um erro muito comum, e que nos leva a gastar mais detergente do que é necessário, é colocarmos o detergente e amaciador na máquina correspondente à carga máxima. Será que uma máquina de carga máxima de 8 kg por estar cheia quer dizer que tem 8 kg de roupa? Normalmente isto não acontece. Por isso é importante saber o peso da roupa, mesmo que aproximado, para depois de acordo com as indicações existentes na embalagem ou ficha técnica colocar a quantidade certa de detergente e amaciador (ver exemplo).


Uma sugestão pode ser  pesar a roupa antes de colocar na máquina de lavar, mas se forem como nós (!) levam o cesto da roupa suja para perto da máquina e é colocar o máximo possível de roupa na máquina (de acordo com tipo de lavagem programada). Não esquecer dicas de sustentabilidade anteriormente apresentadas. Por isso decidimos fazer um excel que, tendo em conta o peso aproximado de cada peça (sabemos que pode variar em função de detalhes de cada modelo, porém serve de base) podem saber a quantidade exata de detergente e amaciador EcoX a utilizar. 


Podem descarregar o excel aqui.


Exemplo:


Numa máquina de 7kg colocámos o seguinte: 3 camisolas; 1 pijama; 2 t-shirts; 2 calças adulto; 1 camisa; 9 peças de roupa intima (boxers, cuecas, collants, etc); 8 pares de meias; 1 toalha de banho; 1 toalha de mesa.

Sem excel:

Considerando que a máquina estava praticamente cheia, considerámos um peso total de roupa de ~6kg.

  • Detergente da roupa EcoX: 6kg*10mL*=60mL
  • Amaciador da roupa EcoX: 6kg*5mL*= 30mL

*como a roupa estava pouco suja considerámos dose 10mL/kg para o detergente e 5mL/kg para amaciador.

Com excel:

Com o excel verificámos que a máquina só continha ~4,5kg de roupa.

  • Detergente da roupa EcoX: 4,5kg*10mL*=45mL
  • Amaciador da roupa EcoX: 4,5kg*5mL*= 23mL

*como a roupa estava pouco suja considerámos dose 10mL/kg para o detergente e 5mL/kg para amaciador.

Poupança:

  • Detergente da roupa EcoX: 15mL
  • Amaciador da roupa EcoX: 7mL

Considerando 3 lavagens por semana, podemos estar a falar de poupanças anuais de ~2,5kg de detergente da roupa e ~1kg de amaciador.