Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 25€!*

Recomendações de prevenção de Covid-19

A Organização Mundial de Saúde tem recomendado fortemente o reforço de medidas de higiene das mãos para evitar a proliferação do vírus Covid-19.


Nos últimos tempos temos verificado uma escassez de gel e spray desinfectante e  álcool nos supermercados e farmácias. Porém existem outras formas tão ou mais eficientes de se livrar do vírus, como é o caso do uso de sabão.


Porque é que o sabão funciona bem contra o covid-19?


O vírus é uma nanopartícula auto-montada com três elementos fundamentais: ácido ribonucleico (RNA), proteínas e lipídios (gordura). Dado a sua constituição, a pele humana é uma superfície ideal para interagir com o vírus. Por isso, quando toca com as mãos numa superfície com uma partícula de vírus, ela “cola” na pele  sendo transferida para si.


Limpar o vírus apenas com água pode funcionar, mas a água não é suficiente para “competir” com as fortes interações entre o vírus e a pele. Assim, o ideal é usar sabão que contém substâncias anfifílicas (algumas das quais estruturalmente muito semelhantes aos lipídios da membrana do vírus) e que assim dissolve o vírus, rompendo a película protetora e o elimina das nossas mãos.


Os produtos à base de álcool (geralmente com 60-80% de álcool) matam porque atacam a gordura protetora do vírus, destruindo-a. ATENÇÃO - usar apenas álcool neste intervalo, porque noutras concentrações não tem a mesma eficácia!


Contudo, o sabão é melhor porque precisa de uma quantidade menor de água e sabão, que com fricção cobre toda a mão com facilidade (durante mais de 20 segundos). Por sua vez, a solução alcoólica, dado o seu poder de evaporação e necessidade de “absorver” o vírus por um breve momento pode não ser tão eficaz.



 Mas o sabão é melhor porque só precisa de uma quantidade bastante pequena de água e sabão, que, com a fricção, cobre toda a mão com facilidade. Considerando que precisa literalmente de absorver o vírus em etanol por um breve momento, e esfregar ou esfregar um gel nas mãos não garante que absorva todos os cantos da pele com eficácia.


Portanto, o sabão é o melhor, mas use um desinfetante à base de álcool quando o sabão não for acessível ou prático.