Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Económico e ecológico: um regresso às aulas diferente!

O regresso às aulas é o momento mais esperado pelos mais novos porque significa que vão rever e conhecer novos colegas de turma, adquirir novos conhecimentos, ter novo material escolar e voltar a conviver.

Este ano, devido à COVID-19, parte do ensino já foi lecionado através dos meios digitais mas agora é hora de voltar ao ensino tradicional para que as rotinas, a aprendizagem e o convívio social não se percam. Para além de todas as consequências da pandemia é destacado o particular foco no aumento do desemprego o que, consequentemente, amplia as dificuldades económicas e no aumento da consciência dos problemas ambientais (sobretudo porque permitiu a redução da poluição do ar e as diferenças foram visíveis).

Para solucionar estes dois problemas por que não um regresso às aulas diferente? Ou seja, um regresso às aulas ecológico? Neste artigo fica a conhecer todas as dicas mais amigas da carteira e do ambiente que podes pôr em prática.

Dicas para um regresso às aulas ecológico

Este mês o regresso às aulas é diferente: a COVID-19 exige um conjunto de medidas a colocar em prática para evitar o contágio nas escolas. Apesar desta necessidade de proteção e segurança que é um assunto mais sério, damos-te algumas dicas para que tornes o teu regresso às aulas diferente mas divertido e sustentável.

Reutiliza o material de anos anteriores e personaliza-o a teu gosto

Réguas, esquadros, estojos, mochilas, entre outros. Ou seja, todos os materiais que estejam em bom estado podem ser reutilizados de ano para ano ou, no caso das famílias com mais do que um filho, de irmão para irmão.

Para além de estares a reutilizar podes ainda dar uma nova vida ao material decorando-o da forma como mais gostas com desenhos, autocolantes e pinturas.

Comprar a granel!

É verdade, também o material escolar podes comprar a granel, ou seja, a avulso. Por exemplo, se apenas precisas de uma ou duas canetas de determinadas cores podes comprar a avulso em vez de comprar um pacote com várias canetas. Algumas canetas também te permitem o recarregamento com tinta.

Fazer a habitual lista de compras

A lista de compras é essencial para um regresso às aulas ecológico e económico. Antes da realização da lista é necessário ver o que tens em casa que pode ser reaproveitado. Só depois desta verificação é que deves fazer a tua lista de acordo com o orçamento que delineaste para estas compras. Esta dica permite-te reutilizar e também poupar e, segundo o jornal I, “esta é uma boa altura para ensinar as crianças a gerir o seu próprio orçamento, a tomar decisões e a perceber como funciona o dinheiro.”

Podes ter manuais gratuitos! É verdade.

Para uma maior igualdade no acesso ao ensino são disponibilizados manuais gratuitos para o ensino obrigatório (1º ao 12º ano). Basta que o encarregado de educação faça o registo na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos, na qual têm acesso à lista das livrarias aderentes onde pode levantar os livros.

Compras em segunda mão

Atualmente as compras e vendas em segunda mão já são mais habituais e de confiança. Esta forma de economia circular permite a reutilização dos materiais que ainda estão em bom estado e é uma ajuda na carteira.

A Catarina Barreiros é uma das adeptas das compras em segunda mão de material escolar, por isso, dedicou um conteúdo para ajudar as pessoas que estão à procura ou a vender determinados materiais escolares.

Podes dizer sim aos Kits!

A pensar em soluções mais amigas do ambiente que priorizam a redução dos produtos em plástico e a valorização de produtos nacionais e de origem local, a Quercus elaborou uma lista de Kits de material escolar, de lancheira, de almoço e um Kit professor.

 

Com todas estas dicas, vamos lá a um regresso às aulas ecológico e económico? Conta-nos quais já colocaste em prática.