Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Turismo rural na passagem de ano: conhece 13 locais

Neste ano atípico a passagem de ano não vai ser o tão caraterístico momento de milhares de pessoas num único local a assistir a concertos ou ao fogo de artifício nem mesmo o convívio entre um grupo de amigos.

Apesar de diferente, a passagem de ano continua a ser o segundo em que se pedem desejos, em que se vestem superstições e em que se brinda a um novo ano recheado de amor, felicidade e saúde.

Se vives sozinho ou acompanhado nada melhor que um programa especial e mais próximo da natureza, em segurança: que tal um programa de turismo rural na passagem de ano?

13 locais para fazeres turismo rural na passagem de ano

Ainda não sabes ao certo o que vais fazer na noite de 31 de dezembro? Nem conheces locais de turismo ecológico ou rural para a passagem de ano? Fica já a conhecer em menos de 2 minutos!

Herdade da Malhadinha Nova

Localizada na região do Alentejo este é um espaço que te permite ter uma experiência única na passagem de ano ao mesmo tempo que te sentes seguro (tem o certificado Clean and Safe!). Para além disto, tem ainda uma preocupação clara com a sustentabilidade praticando uma agricultura biológica sustentável e extensiva.

A Catarina Barreiros já teve a sua experiência nesta Herdade e podes saber como foi aqui.

Hotel Quinta da Serra

Se vives na Madeira também podes ter um ambiente calmo e seguro para a tua passagem de ano. O Hotel Quinta da Serra tem painéis solares, uma ETAR que permite aproveitar as águas residuais para rega e também tem uma produção agrícola biológica certificada, através da qual usa os produtos para confeção no restaurante.

O rótulo ecológico internacional Green Key, que promove o Turismo Sustentável em Portugal, faz parte da mobília neste hotel.

Figueirinha Ecoturismo

Conforto, aconchego e um regresso à simplicidade é o que podes encontrar nesta casa centenária que está a caminho de assegurar a auto-sustentabilidade com investimento em energias limpas e na permacultura. A aposta no slow food e produtos da região e no comércio justo e turismo ético também são apostas deste local de ecoturismo.

Este “Oásis na Costa Alentejana” situa-se no Concelho de Odemira e dá-te a possibilidade de fazeres atividades amigas do ambiente e glamping.

Quinta da Fornalha

Outra das zonas onde podes fazer turismo rural na passagem de ano é na Quinta da Fornalha, localizada em Castro Marim. É um espaço que tem como objetivo continuar a desenvolver uma economia sustentável com base nos recursos disponíveis e no respeito pelos ecossistemas e tradições culturais.

São vários hectares onde podes encontrar casas para habitação, produtos biológicos, ervas aromáticas e muito mais.

Aldeia da Fonte

De novo numa ilha, mas desta vez nos Açores, no hotel considerado o 5º mais verde de Portugal. Tem vários alojamentos e destaca a sua preocupação pelo ambiente e pelo clima, tendo várias ações que lhe conceberam o rótulo Green Key.

Inspira Santa Marta Hotel

Tendo em sua casa o prémio de Melhor Hotel Eco/Green de Luxo do World Luxury Awards (2018 e 2019) é um local que tem uma política de sustentabilidade e um ambiente de harmonia gerado pelos princípios de Feng-Shui.

Todos os anos o hotel, situado em Lisboa, diminui a sua pegada ecológica, por exemplo ao nível da redução da utilização do papel. Tem várias parcerias ao nível da sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, 8 certificados e 14 prémios!

Cerdeira – Home for creativity

Este espaço de turismo rural permite que tenhas uma passagem de ano calma e tranquila no meio da natureza dento de casas de xisto reconstruídas com pedra, argila e madeiras autóctones. Na zona da Lousã podes encontrar este projeto que, devido à sua preocupação em promover práticas de turismo responsável e sustentável, conta com os rótulos Ecolabel e Green Key.

Aldeia da Cuada

A Aldeia da Cuada, situada na Ilha das Flores, tem uma oferta de alojamento em tradicionais casas de pedra recuperadas em que o estilo rural e a sua tranquilidade farão parte do plano de fundo.

Quinta Vale Porcacho

Na Póvoa de Midões podes encontrar um turismo rural luxuoso e sustentável com uma piscina ecológica ao teu dispor. A Casa da Natureza é outra das opções deste paraíso na Região das Beiras.

Make it Happen

Este espaço de alojamento local, também numa Ilha mas desta vez em S. Jorge, tem como objetivo oferecer aos seus visitantes experiências inesquecíveis. Tem, para além da sofisticação e harmonia, uma quinta biológica.

Quinta do Chocalhinho

A Quinta do Chocalhinho é um espaço em Odemira que conta com 5 gerações e que abraça os seus hóspedes não só com a sua história mas também com alguns segredos da região. Neste ambiente familiar podes desfrutar, em pleno, da Natureza com trilhos e caminhadas, animais de quinta e horta biológica.

Salema Eco Camp

Se gostas de slow living e surf este é o local ideal de turismo rural para a tua passagem de ano. Têm uma preocupação com o ambiente e contam com uma política de poupança de água, utilizam a energia solar térmica para aquecimento de água, tentam reduzir o consumo de plástico e utilizam produtos de produtores locais no seu restaurante.

Eco Dharma Village

Em Arcos de Valdevez podes encontrar um retiro de eco bem-estar para acalmares o corpo e a mente. Neste espaço, os produtos e materiais mais ecológicos são os escolhidos e é 100% livre de plástico descartado. Para a alimentação têm métodos de orgânicos que permitem o cultivo de alimentos vegetais, livres de pesticidas nocivos.

Estas são algumas das várias outras sugestões de turismo rural por Portugal fora onde podes passar a tua passagem de ano. Já tens ideia de onde vais passar a tua?

Feliz Ano Novo 2021 com imagem de um caderno com o ano escrito