Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

12 soluções que te ajudam a reduzir o consumo de plástico descartável

Já pensaste em formas de reduzir o consumo de plástico descartável? Ou imaginas-te a viver num mundo sem plástico de uso único? Estas são questões que não pensamos no nosso dia a dia pois nem reparamos na quantidade de plástico que individualmente gastamos. Mas esta é uma realidade, basta pensarmos na quantidade que é encontrada nos oceanos.

Para sensibilizar as pessoas de todo o mundo a reduzir o consumo de plástico descartável nasceu a Campanha Plastic Free July , criada pela Plastic Free Foundation. Em 2019, contou com 250 milhões de pessoas de 177 países que ajudaram a eliminar 825 milhões de quilos de resíduos plásticos.

O plástico tem um papel importante mas é o plástico que usamos uma vez e deitamos fora de seguida que tem cada vez maior impacto no ambiente e é o que facilmente podemos repensar e reduzir. Para fazer face a este problema, existem cada vez mais alternativas ao plástico que podemos abraçar e colocar em prática para fazer a diferença. Damos-te algumas dicas para reduzires o consumo de plástico descartável!

Soluções que te ajudam a reduzir o uso de plástico descartável

Diz não aos copos e colheres descartáveis para beberes o teu café

Quando sais sozinho ou com amigos para beber um café podes optar sempre pela tradicional chávena e só nesse pequeno gesto já evitas uma pequena parte do teu consumo de plástico diário. No trabalho também é fácil reduzir o plástico e podes optar por levar uma das tuas chávenas preferidas e lavar no fim de cada utilização.

Na hora de desmaquilhar faz outra escolha

Para evitar o desperdício e a poluição do ambiente, podes optar por toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis.

Máscaras e luvas descartáveis

Vivemos em tempos de pandemia e estas são formas de nos protegermos a nós e aos outros, mas têm tido um impacte negativo no ambiente. Segundo a Associação Zero “a reutilização das máscaras sociais/comunitárias é essencial para reduzir impacte ambiental e social”.

Opta pelo saco reutilizável

Hoje em dia, e desde que os sacos de plástico começaram a ser pagos nos supermercados, já é habitual vermos as pessoas a levarem sacos de plástico ou de pano para fazerem as suas compras.

Garrafa de água reutilizável? Sim!

É uma das soluções que nos faz ter sempre uma garrafa de água connosco e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente das garrafas de plástico de uso único.

Talheres, copos e pratos de plástico são uma opção a evitar

As embalagens de plástico demoram centenas de anos para se decomporem, por isso, optar por alternativas para evitar o seu uso é uma medida sustentável para ajudar o nosso planeta.

Faz compras a granel à tua medida

Para além de reduzires o consumo de plástico descartável, podes levar para casa a quantidade certa de que precisas nas tuas próprias embalagens. Já existem vários produtos alimentares e detergentes que podes adquirir a granel.

Prefere as escovas de dentes de bambu

As escovas de dentes tradicionais são produtos complicados de reciclar pelos componentes que lhes dão forma. Mas também já existe uma alternativa: as escovas de bambu que são ecológicas e biodegradáveis.

Vantagens do copo menstrual

Todos os anos a quantidade de tampões e pensos higiénicos que são descartados têm grande impacto no ambiente, ao contrário do copo menstrual que é reutilizável todos os meses.

Utensílios de cozinha biodegradáveis

Para a cozinha os utensílios são essenciais para cada tarefa e é por isso que já existem utensílios de cozinha feitos com produtos biodegradáveis.

Escolhe as fraldas de pano

Só durante o seu primeiro ano de vida estima-se que um bebé gasta cerca de 2000 fraldas! Por isso, as fraldas de pano para além de serem uma opção que te faz poupar bastante, são opções ecológicas que te ajudam a reduzir o consumo de plástico descartável.

E os brinquedos de plástico que as crianças já não usam?

Se tens aí em casa alguns podes dar a amigos que tenham crianças, a associações ou a lojas de venda em segunda mão.

A iniciativa da Maria Granel

Para incentivar à partilha de gestos e mudanças para reduzir a utilização de plásticos, a Maria Granel juntou-se ao Plastic Free July e durante este mês deu a oportunidade a várias pessoas de várias áreas a falar sobre a forma como marcam a diferença. Também participámos e deixámos algumas mensagens de incentivo:

View this post on Instagram

O César aceitou o nosso convite para #daracara neste #plasticfreejuly e fala-nos neste vídeo sobre a história e a missão da @ecox.pt , uma marca nacional inovadora que apostou na valorização do óleo alimentar, através do desenvolvimento de uma proteína, obtendo produtos de limpeza 100% biodegradáveis e com impacto ambiental reduzido (praticamente nulo). São aliás a primeira empresa a nível mundial a fazer a valorização de um resíduo para obtenção de produtos de limpeza amigos do ambiente. Trabalham com reciclagem de óleo alimentar usado, tendo identificado moléculas que tornam esse processo mais eficaz e mais seguro. São a prova de que a ciência está de mãos dadas com a sustentabilidade. São também um exemplo de ação em comunidade ao promover a recolha e aproveitamento de óleo alimentar usado. Bravo! É um orgulho ter-vos como parceiros. Muito obrigada! Passo a passo. Pequenos gestos. Todos os gestos contam. A #revolucaocomecaaqui . 💚🌍Juntem-se a nós! #estamosjuntos #mariagranel #plasticfreejuly #zerowaste #plasticfree #noplastic #saynotoplastic #30diassemplastico #umjulhoqueeparaavidatoda #p3_antiplastico

A post shared by Maria Granel Zero Waste Store (@mariagranel.lx) on

 

Apesar de ser uma campanha dedicada ao mês de julho, é importante repensar em formas de reduzir o consumo de plástico descartável. Juntas-te a nós para contribuirmos para um mundo mais sustentável?