Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Como pode a domótica ajudar a que a tua casa seja mais sustentável?

A domótica pode ser definida como o conjunto de tecnologias aplicadas ao controlo e automatização inteligente do lar, permitindo uma gestão eficiente do uso de energia e proporcionando segurança e conforto ao lar.

O setor da domótica tem evoluído muito nos últimos anos, e atualmente oferece uma gama de serviços bastante vasta. Hoje, a domótica oferece soluções voltadas para todos os tipos de residências e com um único objetivo: contribuir para o aumento da qualidade de vida e conforto, e ainda tornar as casas mais sustentáveis.

Porque a domótica torna a tua casa mais sustentável

As casas podem tornar-se sustentáveis ​​com a instalação de domótica, graças à gestão eficiente e inteligente da energia, que garante a segurança da casa em todos os momentos.

Aumenta os níveis de sustentabilidade graças ao uso da tecnologia LED para iluminação e automatização, oferecendo poupanças nas contas de energia de 70% em relação aos lares convencionais. Também oferece poupança na conta da água, pois controla a caldeira, as torneiras e o sistema de rega pode ser acionado automaticamente em determinados horários do dia.

O que a domótica pode fazer por ti?

Tem o controlo de tudo

Levantar e baixar persianas ou toldos, regular a iluminação, ligar o ar condicionado, acionar alarmes ou controlar qualquer eletrodoméstico. A domótica permite que pares a tua máquina de lavar e que se desligue terminando o ciclo de lavagem quando assim quiseres, ou que o teu frigorífico não gaste demasiada energia.

A domótica pode ainda automatizar a manutenção da piscina, facilitar o acesso à casa ou tornar mais fácil para cada membro da família desfrutar da música que pretende em qualquer parte da casa.

Para promover uma casa domótica sustentável, podes começar com sistemas simples, como uma tomada inteligente, e depois incorporar um conector central e adicionar outros dispositivos.

Eficiência energética

Uma das grandes e principais vantagens da domótica é ue oferece uma alta poupança de energia em casa. O aumento contínuo do preço da energia elétrica é um problema para muitas famílias, e a domótica é uma opção fácil e simples para reduzir a conta da luz. Porque não aproveitas?

Os sistemas inteligentes ajudam a reduzir as faturas da energia através racional de energia, controla a luz, regula o ar condicionado de acordo com a temperatura da casa e a temperatura externa, controla a água e a ainda a temperatura da caldeira elétrica.

Torna a tua vida mais simples

Uma casa domótica é uma casa inteligente e eficiente que, com os teus grandes e pequenos gestos, facilita o dia a dia.

Este sistema inteligente facilita situações em que se acende a luz na abertura de um armário e que se apaga automaticamente quando o mesmo é fechado ou quando uma criança se levanta à noite, e através dos sensores de movimento, ligam as luzes do corredor no momento.

Simples e intuitivo, é assim que se pode definir a um sistema domótico. Apesar de aparentar ser complexo, o sistema é muito simples de operar e o resultado é intuitivo. O mais normal é que em cada divisão exista um botão que te permita utilizar o sistema manualmente.

Em casa ou onde tu quiseres

Uma das principais vantagens da domótica é que pode ser utilizada a partir do teu sofá, mas também fora de casa, através do teu smartphone, tablet ou computador com ligação à internet. Se ainda não tens nenhum serviço, consulta os vários pacotes e podes contratar internet para a tua casa. 

Através do controlo manual à distância existem muitas opções como a inspeção dos altifalantes inteligentes e assistentes virtuais, entre outros.

Desta forma, a domótica permite uma conexão constante com os teus eletrodomésticos podendo serem controlados por voz, e seguindo as tuas instruções. O mais surpreendente é que isto pode acontecer mesmo quando não estás em casa, e de uma forma simples e rápida.

Poupas tempo

Para realmente aproveitares ao máximo o tempo de dia e à noite, a domótica possui funções integradas relacionadas com a segurança, eficiência energética e bem-estar na tua casa, poupando mais de 50.000 tarefas manuais por ano, o que permite poupar tempo, já que funciona como um assistente pessoal no lar.

Cuida de ti

O sistema de domótica costuma incorporar uma aplicação que através da qual é possível receberes notificações de determinados incidentes que acontecem em casa, como a avaria de uma torneira, picos de energia elétrica e até fugas de gás.

O sistema domótico deve ser acompanhado de um bom isolamento e uma distribuição ideal de eletrodomésticos inteligentes.

Esperemos que com este artigo estejas um pouco mais claro sobre as vantagens de aplicar a tecnologia em tua casa: ajuda o ambiente e ainda o teu bolso! :) 

 

Créditos: Gonçalo Santos, Selectra Portugal

Créditos: Gonçalo Santos, Selectra Portugal