Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Como eliminar bolor das nossas casas

O bolor costuma visitar a tua casa sem ser convidado e não sabes como o expulsar? Não desanimes! Neste artigo vamos dar-te algumas dicas de produtos a utilizar para a eliminação do bolor. Mas primeiro percebe quais as causas para o seu aparecimento e as soluções para o erradicar.

Causas para o aparecimento de Bolor

O bolor que aparece nas nossas casas é, por norma, resultado da humidade. Este problema afeta não só a parte estética e decorativa das nossas casas como também a nossa saúde.

Assim, ao eliminarmos este problema estamos a salvaguardar o nosso bem-estar e o conforto do nosso lar.

O que é o Bolor?

De acordo com a European Lung Foundation, o bolor “é um tipo de fungo que se desenvolve em zonas húmidas. Este liberta partículas minúsculas, chamadas de Aspergillus, que podem ser nocivas quando inaladas”.

O bolor encontra-se em divisões ou objetos onde há:

  • Um excesso de humidade;
  • Pouca ou nenhuma luz solar;
  • E ventilação inadequada.

Para além da parte estética do bolor nas casas, o maior problema prende-se com a situação da saúde respiratória. De acordo com o estudo da European Lung Foundation, pessoas que vivam ou trabalhem em ambientes húmidos estão mais propensas a contrair doenças como:

  • Asma
  • Pieira
  • Infeções Respiratórias
  • Rinite
  • Pneumonite de hipersensibilidade

Dicas para eliminar o bolor

De forma a colmatar o aparecimento de manchas e a proliferação de fungos, é comum a passagem do mesmo pano nas zonas infetadas. Na realidade, utilizar o mesmo pano sem o passar por água limpa ou não o substituir por outro pano limpo, apenas propicia a contaminação do problema, tornando-o mais intenso.

Apesar da limpeza com um pano parecer resolver o problema, apenas o está a disfarçar. Aqui abaixo, damos-te algumas dicas sobre como eliminar o bolor e quais os melhores produtos para o erradicar.           

Livra-te da humidade

Retifica se nas divisões onde sofres de humidade:

  • Não há qualquer tipo de infiltração de água que esteja a contaminar as paredes;
  • Que as tuas divisões são ventiladas (abrindo janelas para arejar a casa ou através de sistemas de ventilação como ventoinhas, ar condicionado ou desumidificadores);
  • Evita secar roupa dentro de casa, pois essa atividade aumenta a humidade do ar. Se não tiveres hipótese de estender a roupa na rua, utiliza um desumidificador na divisão onde tens o estendal.

Cuidados a ter para conseguires eliminar o bolor

Já deves ter tido ocasião para experienciar bolor em alguma divisão da tua casa e, se foi esse o caso, tentaste limpar mas as manchas de bolor voltaram ou não ficaram muito bem limpas, deixando manchas na parede ou noutra superfície?

Como já referimos, limpar várias superfícies com a mesma água ou até com o mesmo pano piora a situação e apenas ajuda a proliferar o fungo a outras zonas.

Produtos a utilizar na eliminação do bolor

Para eliminar o bolor das divisões, damos-te algumas sugestões de produtos, como o nosso aliado – o Vinagre de limpeza - que é um produto ecológico que te ajudará nesta tarefa.

A melhor forma de o utilizar é pulverizando quantidades adequadas à zona onde pretendes remover o bolor, e com um pano humedecido em água tépida esfregar a zona problemática. Recordamos-te que a água deve ser mudada com frequência para não alastrar o fungo.

Outra sugestão é aplicares uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao vinagre. Esta junção é bastante eficiente na limpeza das superfícies, paredes, tetos, móveis de cerâmica como os das casas de banho, eletrodomésticos como o frigorífico e objetos como espelhos, copos e saladeiras ou fruteiras de mesa em madeira, bambu ou verga.

Tem ainda especial cuidado durante a limpeza: podes proteger o rosto com uma máscara e as mãos com as nossas luvas em látex ecológico! Isto porque ao limpares o bolor podes espalhar o fungo pelo ar e involuntariamente inalá-lo, o que pode ser prejudicial para a tua saúde.

 E, no momento de eliminar o bolor do teto, cobre o chão e remove móveis e têxteis dessa divisão. Assim estás a evitar manchá-los.

Cuidados a ter após a limpeza

Depois de removeres o bolor deves manter alguns cuidados para que este não apareça de novo!

É essencial arejar a divisão, abrir as janelas todos os dias e se possível receber luz natural. No entanto, se a divisão não tiver janelas, utiliza um desumidificador, de forma a reduzires a humidade criada na divisão.

Se infelizmente o bolor é algo com que lutas aí em casa, não desesperes. Segue as nossas dicas e dá as tuas próprias sugestões.

Preparado para eliminar o bolor da tua casa e da tua vida?