Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

Slow fashion: as Marcas Portuguesas que deves conhecer!

O Inverno é altura de nos protegermos contra o frio sem esquecermos o cuidado e carinho que devemos ter pela nossa casa, que é o planeta Terra, certo?

Acima de tudo é importante não usarmos constantemente aquecimento quando existem outras soluções que nos permitem mantermo-nos quentes. Uma delas é usarmos roupa quente e confortável e, sobretudo, que tenha qualidade para durar o maior tempo possível.

No entanto, a indústria têxtil é uma das que mais tem impactos negativos no ambiente e, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), nós portugueses deitamos fora cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano.

O Slow Fashion pode ser a alternativa mais sustentável que te permitirá ter roupa de boa qualidade com um elevado ciclo de vida. Neste artigo, podes ainda conhecer algumas marcas portuguesas que apostam neste conceito!

O Slow Fashion é a alternativa!

O Slow Fashion é caracterizado, de acordo com Mark K. Brewer, como um movimento que aposta em meios mais éticos e formas de produção que têm por base o uso de materiais orgânicos, recicláveis e mais duradouros.

Este movimento, contrariamente ao Fast Fashion, tem uma maior preocupação com as pessoas, o ambiente e os animais ao defender, segundo The Good Trade, formas de produção mais lentas e designs sustentáveis que tem como objetivo reduzir o aumento dos resíduos têxteis nos aterros.

“A roupa que usamos e descartamos representa uma pegada ecológica de 654 kg por cada cidadão da Europa.” - Deco Proteste

Para optarmos por roupas sustentáveis a Ana, Go Slowly sugere que devemos ter em conta se são produzidas com materiais orgânicos, reciclados, vegan e se se inserem numa lógica de comércio justo em que os trabalhadores são justamente recompensados pelo seu trabalho e têm boas condições no seu ambiente laboral. É importante também evitarmos o Acrílico e o Poliéster no nosso guarda roupa sustentável!

Marcas portuguesas de Slow Fashion

A Deco Proteste afirma que “A roupa que usamos e descartamos representa uma pegada ecológica de 654 kg por cada cidadão da Europa.”, sabias deste facto?

Infografia da Deco Proteste com o impacto da indústria têxtil em números

Fonte: Deco Proteste

É cada vez mais importante apostarmos em peças de qualidade e no cuidado a ter com as mesmas para as mantermos durante muito tempo. Vem daí e fica a conhecer algumas Marcas de roupa e calçado portuguesas, que tanto têm roupa para a atual estação como para o verão!

Näz

A nossa parceira é uma Marca de moda sustentável que incentiva a um estilo de vida minimalista e consciente. Com um design minimalista inspira-se no conceito da economia circular para desenvolver produtos reciclados sem gerar mais impacto no ambiente.

RSM Slow Living

É uma marca portuguesa que é desenhada e produzida em Lisboa e tem por base a concepção de peças limitadas sem excesso de desperdícios.

Shirtlis

Para além das t-shirts serem produzidas 100% de algodão orgânico também têm ilustrações de artistas convidados, apoiando não só o ambiente como também os talentos que temos em Portugal. Slow Fashion, sustentabilidade e arte é o que podes encontrar na Shirtlis.

Baseville

A sustentabilidade 360 faz parte de todo o processo: design responsável; seleção das matérias primas em que a marca prioriza a “adequabilidade ao uso, recursos necessários à produção e qualidade superior”; seleção dos fornecedores; retalho; embalagem reutilizável e, ainda, a recolha em final de vida para reparação e revenda!

Zouri

Aproveitar plásticos da costa portuguesa para produzir calçado vegan é a praia desta Marca! Com uma produção justa e ética, os seus produtos são 100% portugueses com particular atenção ao pormenor!

Buzina

Dedicada às mulheres, a Buzina produz peças exclusivas em que cada coleção tem apenas 20 peças. Para evitar o desperdício, a Marca “recupera matéria-prima de fábricas parceiras para produzir as suas coleções.”.

Daniela.

O processo artesanal é a base das suas peças de roupa que cria através de tecidos antigos e novos!

Le Petit Chiffon

Dedicada aos mais novos, a Le Petit Chiffon é uma marca portuguesa de algodão 100% biológico que marca a diferença em cada bebé.

Nae Vegan Shoes

A Nae é uma marca de calçado vegan que defende a não exploração animal e humana e o respeito pelo ambiente. Aposta em materiais naturais e ecológicos, no design, estilo e qualidade para oferecer ao consumidor o máximo de conforto.

MyCloma

Sabes que comprar roupa em segunda mão também é uma forma de diminuir o impacto da indústria têxtil no ambiente? A MyCloma tem variadas peças e ainda cartões presente que podes oferecer a quem mais gostas.

 

Agora que se aproxima um novo confinamento para que nos possamos proteger contra a COVID-19 sugerimos o filme The True Cost que aborda o consumo do Fast Fashion e a exploração dos trabalhadores nas fábricas.