Oferta dos portes de envio em compras iguais ou superiores a 35€!*

8 Livros de sustentabilidade para te inspirarem

A sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas: seja em políticas ambientais, em notícias, nas redes sociais e até mesmo nos momentos de compra. Podemos estar atentos e identificar toda esta presença mas a diferença está em darmos-lhe a mão.

Acreditamos que desse lado já reduzes o consumo de plástico, compras a granel, evitas o desperdício alimentar e até mesmo preferes detergentes ecológicos em detrimento dos convencionais para reduzires ainda mais o impacto ambiental.

Mergulha no conhecimento: 8 livros de sustentabilidade

Estas e outras tantas mudanças na nossa vida devem-se ao facto de estarmos informados e conscientes dos problemas atuais. Vem daí aumentar o conhecimento com 8 sugestões de livros de sustentabilidade.

Vida Lixo Zero

Ana Milhazes, autora do blogue “Ana, Go Slowly”, traz-nos este livro como uma forma de nos mostrar como podemos ser mais felizes com menos. Ao descrever o seu exemplo, Ana revela várias dicas sobre consumo sustentável, meios de transporte, organização e limpeza, higiene, desperdício zero na cozinha e sobre a economia de partilha.

How to Break Up With Fast Fashion

Numa altura em que a produção de roupa aumentou de forma significativa e em que, ao mesmo tempo, várias toneladas de roupa vão para aterros, é importante “vestirmos” a diferença. Neste livro, a jornalista Lauren Bravo mostra como podemos adotar formas mais sustentáveis de fazer compras.  

Desafio Zero

Eunice Maia fundou a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel (a Maria Granel) em Portugal e, através da sua experiência pessoal, revela neste livro as melhores estratégias para organizar todas as divisões da nossa casa. Para além disto, como a mudança de hábitos também se faz fora de casa, Eunice dá algumas dicas para gerir compras e eventos.

Desperdício Zero

Bea Johnson através do Desperdício Zero ajuda-nos a reduzir o lixo que produzimos diariamente. Com base na filosofia de recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e decompor mostra-nos como podemos melhorar o nosso estilo de vida e o futuro das próximas gerações e do planeta.

How Bad Are Bananas?

Dados sobre a pegada de carbono e áreas que se tornaram importantes na vida moderna como os carros e bicicletas elétricos, o Twitter e a Bitcoin são alguns dos pontos que encontramos neste livro. Berners-Lee também nos revela como podemos gerir e reduzir a nossa própria pegada de carbono.

Uma Vida no Nosso Planeta

Neste livro que é o seu testemunho e a sua visão para o futuro, David Attenborough fala da biodiversidade do nosso planeta: “Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.”

Turning The Tide On Plastic

Outra das sugestões de livros de sustentabilidade é o Turning The Tide On Plastic, de Lucy Siegle, que refere que é necessário terminar com os problemas do plástico mas também dá-nos dicas de como podemos fazer algumas mudanças no nosso dia a dia.

Como evitar um desastre climático

Bill Gates, ao estudar as causas e efeitos das alterações climáticas, apresenta-nos um livro no qual traça um plano para eliminar as emissões de gases com efeito de estufa com o objetivo de evitar um desastre climático. Indica-nos ainda em que áreas da tecnologia nos ajudam a reduzir estas emissões e como podemos tornar a tecnologia mais eficiente.

E desse lado, qual o livro ou livros de sustentabilidade que nos sugeres?

Junta-te aos nossos mais de 11 mil seguidores ao seguidores o nosso Instagram, mas também nos podes seguir no Facebook.

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades podes subscrever a nossa newsletter mensal.