Sabes que a humanidade atingiu, no dia 28 de julho de 2022, o que o planeta terra pode produzir durante um ano sem se esgotar? Torna-se, assim, essencial transformar o que possa ser descartável em novos produtos. Como é que o upcycling pode ajudar nesta tarefa?

Este conceito, assim como a reciclagem e reutilização, tem assumido cada vez maior importância no sentido de valorizar desperdícios. Também pode ser aplicado na produção de detergentes?

Neste artigo, descobre o que é, quais as suas vantagens e ainda o que são detergentes upcycling.

Significado de upcycling

Os recursos naturais são, recorrentemente, transformados em produtos com utilidade para cada um de nós. Porém, quando já não estão em bom estado ou enquanto são utilizados (por exemplo, os detergentes), acabam por ser descartados.

Numa altura em que as cidades de todo o mundo produzem cerca de 1.3 mil milhões de toneladas anuais de resíduos sólidos, torna-se importante existirem práticas sustentáveis e alternativas ao descarte.

Com o intuito de minimizar este impacto, surge o conceito de upcycling ao ser uma alternativa sustentável para este problema: prática de utilizar algo que é descartável e transformar em outro “algo” de valor.

Na prática, é a reinserção de materiais no mercado que tinham como destino o descarte. O material que seria descartado torna-se num novo produto com uma nova função. Deste modo, é possível reduzir o desperdício de matérias-primas virgens.

Oferece vários benefícios para empresas, para as pessoas e para o planeta.

E qual é a diferença entre upcycling e reciclagem?

Na reciclagem existe a destruição de certos produtos em novos materiais que os fabricantes usam para criar novos produtos. Por exemplo, uma lata de refrigerante é triturada em pequenos pedaços, limpa e achatada. Por outro lado, no upcycling as garrafas de plástico podem tornar-se num casaco e até pneus velhos podem tornar-se em materiais de revestimento para um ginásio.

Através da reciclagem (recycling) os resíduos descartados são recolhidos, processados e reutilizados. Existem autores que defendem ainda que a reciclagem dos resíduos não é uma ação completamente ecológica uma vez que diminui a qualidade do produto em cada novo ciclo de vida.

Isto faz com que a reciclagem possa ser considerada downcycling. Logo, downcycling é um tipo de reciclagem que estamos habituados a fazer como, por exemplo, a reciclagem de plástico. Tanto o recycling como o downcycling são práticas presentes nos produtos recuperados e é importante existirem práticas que se aproximem mais do upcycling.

Em forma de resumo, enquanto na reciclagem existe a destruição do que foi descartado para criar um produto, o upcycling utiliza o que foi descartado no seu estado atual para criar um novo produto.

Quais são as vantagens do upcycling?

Ao reutilizar desperdícios no seu estado normal e transformá-los em novos produtos, o upcycling tem várias vantagens.

Reduz a extração de recursos naturais e energia

Ao reciclar uma matéria-prima que já existe não é necessário recorrer a recursos naturais para produzir novos produtos.

Salva materiais que iam ser descartados, diminuindo os resíduos em aterro

Complementando a ideia acima, esta reciclagem de resíduos que já existem para os transformar em novos produtos diminui a acumulação em aterro.

Redução das emissões CO2

O facto do upcycling diminuir a extração de recursos naturais e não passar por processos químicos no tratamento das matérias-primas reduz as emissões de carbono para a atmosfera.

Detergentes upcycling: mais que detergentes ecológicos

Vimos que o upcycling é um conceito em que reaproveita o que seria descartado e o transforma num produto com uma nova função.

Transformar o óleo alimentar usado em detergentes com baixo impacto ambiental é fazer upcycling: existem vários detergentes ecológicos no mercado, mas apenas a EcoX é pioneira no mundo nesta transformação.

Em que se diferenciam estes detergentes upcycling?

Os detergentes EcoX têm vários pontos diferenciadores que vão ao encontro do conceito upcycling:

- 50% extração de recursos naturais

Reduzimos em +50% a extração de recursos naturais para produzirmos os produtos.

Valorização de desperdícios

Um litro de óleo alimentar usado tem capacidade para contaminar até um milhão de litros de água (Quercus).

Num ano, cerca de 35 mil toneladas de óleo alimentar usado vão para o esgoto em Portugal e as ETARS gastam cerca de 300 milhões de euros para o remover das águas. Este é um resíduo que tem vários impactos nas nossas casas, rede pública, meio aquático, nos solos e no clima.

Ao fazer a recolha, na rede pública e em lojas parceiras, e transformação deste resíduo em detergentes protegemos milhares de litros de água da poluição.

Uso renovável de recursos

Através da economia circular, a reaproveita ingredientes e embalagens e diminui o uso de recursos primários.

 

Depois de saberes e conheceres todo este conceito, vamos continuar juntos no upcycling? Dás-nos o teu óleo alimentar usado e nós fazemos a transformação para os teus detergentes.