E se te dissermos que utilizar fraldas reutilizáveis evita a produção de uma tonelada de resíduos por cada bebé? Numa altura em que existem muitas preocupações ambientais, o uso de fraldas reutilizáveis para bebé é um dos temas colocados em cima da mesa e que pode ser dos passos para um futuro mais sustentável.

Se na época dos nossos avós as fraldas de pano laváveis eram a opção, por que não repensar nas vantagens desta opção reutilizável?

Atualmente, as fraldas ecológicas estão mais práticas e evoluídas havendo modelos de várias cores, feitios e tamanhos. São compostas por materiais mais macios e confortáveis e também já existem vários acessórios que facilitam o seu uso. São fraldas que podes optar por comprar como novas ou em segunda mão.

Vantagens das fraldas reutilizáveis

E sabes que também já tens detergentes ecológicos para lavar as fraldas reutilizáveis do teu bebé? Neste artigo, damos-te a conhecer as vantagens desta escolha e formas ecológicas para lavar as fraldas reutilizáveis.

As fraldas reutilizáveis já são escolha nas casas de várias famílias pois dão um maior bem-estar ao bebé porque são feitas de algodão, cânhamo ou bambu que permitem uma maior absorção da humidade.

Por serem mais respiráveis, evitam o sobreaquecimento da zona genital do bebé evitando, assim, problemas como o aparecimento de alergias e assaduras.

Falando das vantagens para a tua carteira: sabes que cada criança usa, em média, 240 fraldas por mês? Fazendo uma comparação entre o uso das fraldas reutilizáveis com o uso das descartáveis, a Ecologicalkids aponta para uma poupança de 1350,3€ em 2,5 anos para casais que tenham um filho e de 3300,3€ para quem tenha dois filhos e que aposte no uso de fraldas reutilizáveis.

Dependendo da sua utilização, as fraldas reutilizáveis diminuem o impacto ambiental! As fraldas descartáveis são constituídas por 30% de plástico, um problema cada vez mais atual pois são objetos de uso único que são descartadas e, como não podem ser recicladas, vão para aterros nos quais cada fralda demora cerca de 500 anos a decompor-se.

Depois de saberes algumas das vantagens de usar fraldas reutilizáveis no teu bebé e como o objetivo é reutilizar e não deitar fora após o uso surge a questão da lavagem. Mas como lavar as fraldas reutilizáveis do bebé?

Como lavar as fraldas reutilizáveis?

Este talvez seja um dos pontos mais questionáveis sobre o uso das fraldas reutilizáveis, mas não deixa de ser também um processo simples:

Lavar antes de usar

Antes de tudo, se optares por comprar fraldas novas reutilizáveis deves lavar duas ou três vezes para removeres os produtos usados durante a fabricação, o que acaba também por permitir que a fralda tenha uma maior absorção do tecido.

Guardar num local seco

É importante saberes não deves colocar as fraldas de molho mas sim, guardá-las num local seco até serem lavadas, por exemplo um balde.

Enxaugar e centrifugar a frio

Para retirar o excesso e resíduos nas fraldas podes fazer um ciclo independente e centrifugar a frio para evitares as manchas.

Fazer um ciclo de roupa muito suja

Coloca o detergente para lavar as fraldas reutilizáveis: deves ajustar a temperatura do ciclo de acordo com o que a marca da fralda recomenda e colocar o detergente.

Evita usar amaciador porque é um produto que limita a absorção e pode irritar a pele do bebé, uma vez que tem uma “grande quantidade” de perfumes. Para substituir o uso de amaciador podes optar por colocar vinagre.

Lembrar do enxaguamento extra

No final da lavagem, podes fazer um programa de enxaguamento extra para retirares os restos de detergente que possam ter ficado nas fraldas.

Secar ao natural

Depois de estarem todas lavadas, o ideal é deixar secar ao natural para evitar o consumo que fazer uma máquina de lavagem a seco implicaria.

E qual o detergente a usar para lavar as fraldas reutilizáveis?

Aqui também podes optar por uma solução sustentável: o detergente da roupa EcoX é ecológico e é usado para a lavagem de roupas com sujidades difíceis de eliminar como gordura e outras sujidades orgânicas.

Para além de ser um produto adequado à lavagem de máquina para todo o tipo de roupa, é 100% biodegradável.

Caso algumas manchas não saiam durante a lavagem, podes colocar as fraldas reutilizáveis ao sol ou colocar sabão no tecido ainda húmido. Se as nódoas não saírem podes ainda utilizar o branqueador da roupa.

Para que não tenhas dúvidas sobre a eficácia do nosso detergente e branqueador ecológicos, a Catarina Barreiros, defensora de um estilo de vida com menos desperdício, dá-te a sua opinião sobre a qualidade e resultado final dos produtos na lavagem das fraldas reutilizáveis.

Depois de saberes que podes diminuir a quantidade de fraldas que são descartadas diariamente e começar a usar detergentes ecológicos biodegradáveis na sua lavagem, as fraldas reutilizáveis vão começar a fazer parte da rotina do teu bebé?

 

Autora: Daniela Matos