Todos os dias somos impactados com informações sobre o ambiente, tais como as alterações climáticas, a extinção de espécies, a poluição, entre outros tópicos.

Perante isto, torna-se importante agir de modo a diminuir e resolver estes problemas ao mesmo tempo que se mantém o crescimento das sociedades. Para ir ao encontro desta premissa surge o desenvolvimento sustentável.

Mas o que é este conceito? Qual a sua importância e objetivos? E qual o papel da educação para o desenvolvimento sustentável? Conhece a resposta a estas interrogações.

Desenvolvimento sustentável: o que é e qual a sua importância?

O desenvolvimento sustentável, de acordo com o Relatório Brundtland elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, é definido como um modelo de desenvolvimento que "responda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras darem resposta às suas próprias necessidades".

Isto significa que o desenvolvimento sustentável tenta obter um equilíbrio entre o crescimento de todas as esferas da sociedade sem comprometer o seu futuro e sem ter um impacto negativo no ambiente ao nível dos recursos do planeta.

Logo, pretende garantir uma boa qualidade de vida aos cidadãos assim como às gerações futuras.

Sabes que, segundo a Global Footprint Network, usamos 60% mais recursos do que o que a terra consegue regenerar? Isto significa que, atualmente, utilizamos recursos como se vivêssemos em 1.6 planetas Terra.

Gráfico que mostra o Dia da Sobrecarga da Terra, de 1970 a 2020

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Em 2015, foram definidos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da nova agenda de ação até 2030. Aprovada por 193 membros resulta de um trabalho de cooperação entre governos e cidadãos a nível mundial.

Para que esta agenda seja concretizada, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável defende que “(…) é imperativo que as empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo.”

Com três principais pontos de atuação – sociedade, economia e ambiente - os objetivos do desenvolvimento sustentável são os seguintes:

  1. Erradicar a pobreza
  2. Erradicar a fome
  3. Saúde de qualidade
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de género
  6. Água potável e saneamento
  7. Energias renováveis e acessíveis
  8. Trabalho digno e crescimento económico
  9. Indústria, inovação e infraestruturas
  10. Reduzir as desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Produção e consumo sustentáveis
  13. Ação climática
  14. Proteger a vida marinha
  15. Proteger a vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias para a implementação dos objetivos
Imagem com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A educação para o desenvolvimento sustentável

A educação é um dos pontos chave para o desenvolvimento sustentável uma vez que é necessário uma mudança na nossa forma de pensar e agir.

A educação para o desenvolvimento sustentável visa, desta forma, o acesso à informação para que exista uma alteração de pensamentos e comportamentos que permitam aos cidadãos ter um futuro mais sustentável. 

De acordo com a UNESCO, “(…) a EDS visa a desenvolver competências que capacitem as pessoas a refletir sobre as próprias ações, tendo em conta seus impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais atuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global.”

Ao promover o conhecimento, o pensamento crítico, a reflexão e a tomada de decisão, a educação para o desenvolvimento sustentável torna-se reconhecida nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Este tipo de educação, tendo por base o documento “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de aprendizagem”, exige uma mudança de foco do ensino, ou seja, defende que é necessária uma promoção da autoaprendizagem, colaboração e inter e transdisciplinariedade.