óleo alimentar é um dos principais contaminantes do nosso planeta, tendo vários impactos ambientais, estruturais e públicos muitas vezes irreparáveis.

Por ser um resíduo com tantos impactos a vários níveis deve ser valorizado e, por isso, reciclado. Sabe como o podes fazer neste artigo.

Como reciclar o óleo alimentar usado?

A colocação do óleo alimentar usado (OAU) pela rede de esgotos está fora das opções pelo impacto negativo que tem nas nossas casas, nos solos, na rede pública, no meio aquático e no clima. Mas quais as soluçãos?

Colocar o óleo alimentar usado em oleões

Após a utilização do OAU deves deixá-lo arrefecer até à temperatura ambiente e, depois, podes colocá-lo numa garrafa ou garrafão de plástico com tampa de rosca ou recipiente homologado para o efeito. Depois basta depositares o recipiente no destino adequado: o oleão.

Recentemente, a Prio lançou o projeto Prio Top Level através do qual disponibiliza vários oleões nos seus postos de abastecimento, tendo mesmo um “oleão avançado” que oferece ao utilizador o depósito para colocar o OAU.

Com este projeto pretende ter mais de 800 oleões espalhados de norte a sul do país, em 2020. O óleo alimentar usado recolhido nos oleões da Prio e outros oleões existentes em Portugal, como os presentes nas grandes superfícies comerciais, é reencaminhado para uma unidade de tratamento e de valorização deste resíduo para produção de biodiesel.

Grande parte do óleo alimentar usado recolhido é valorizado em biodiesel não só devido à grande percentagem de conversão (1000 litros de OAU permite produzir entre 920 e 980 litros de biodiesel) como também ao preço de produção do combustível a partir deste resíduo em comparação com outra matéria prima. 

Uma percentagem mais pequena do OAU recolhido é utilizada para produzir sabão ou utilizado como aditivos na ração animal, pesticidas e biogás.

Valorizar os OAU nas nossas casas de forma caseira

Outra solução é a valorização do OAU nas nossas próprias casas reaproveitando este resíduo:

  • Acender a lareira: basta colocar a lenha na posição correta e embeber um papel de cozinha com um pouco de óleo. Uma forma fácil e rápida de acender a lareira!
  • Fazer velas ecológicas: podes utilizar os pós que The Greatest Candle in the World disponibiliza para, com a ajuda do micro-ondas, fazeres a transformação. Podes fazer de outra forma: comprar ácido esteárico e juntamente com o resíduo e óleos essenciais fazer velas com cheiro agradável.
  • Transformação em sabão caseiro: na internet podemos descobrir muitos procedimentos. Porém, nenhum é seguro devido à utilização de soda cáustica que pode causar queimaduras. Desta forma, a utilização do Kit SOAPY é a forma mais segura e divertida para que qualquer criança a partir dos 6 anos consiga obter sabão líquido 100% biodegradável e dermatologicamente testado, a partir do OAU. Para além de poder reciclar o OAU, o kit pode ser uma excelente forma de transmitir conceitos ecológicos aos seus filhos e ao mesmo tempo obter um produto útil no dia-a-dia.

Agora que já sabes como podes reciclar o teu óleo alimentar usado já não tens motivos para o descartares de forma inapropriada. Vamos contribuir para um futuro mais sustentável?